Trabalho

"Bicos" para aumentar a renda mensal

Foto: Thinkstock/Getty Images

Muitas pessoas já sonharam com uma ajudinha para complementar a renda mensal, afinal, na maioria das vezes, o dinheiro fica apertado no fim do mês e alguns desejos não se tornam possíveis.

Você já pensou em fazer um “bico”? A nova atividade é uma boa alternativa caso você já trabalhe e queira organizar suas dívidas ou até mesmo guardar dinheiro na poupança. Além disso, mesmo se o seu salário for suficiente para as despesas da casa, você pode ainda fazer um “bico” a fim guardar dinheiro para a realização de uma viagem, por exemplo ou, poupar para a aposentadoria.

Na hora de iniciar a nova atividade, é necessário que você faça um investimento inicial, e avalie principalmente, o seu tempo disponível. Depois, é necessário ter capital suficiente para a compra de matéria-prima, buscar capacitação profissional, entre outros cuidados.

“Por isso, é fundamental o planejamento, como se estivesse começando um novo negócio. Afinal, se você está empregado e quer aumentar sua renda, não quer perder dinheiro”, alerta a consultora financeira Waldeli Azevedo.

O lazer pode virar renda

Gostar da atividade é o primeiro passo para que sua fonte de renda extra seja um sucesso. Segundo a consultora financeira, uma atividade que você pratica no dia a dia pode lhe trazer horas de verdadeiro prazer e diversão e ainda se tornar uma boa fonte de renda.

“Um exemplo: quando o hobby é tocar instrumento musical, não custa nada fazê-lo ensinando alguém, ainda mais quando se pode ganhar por isso”, exemplifica Waldeli.

Da mesma forma, as artes são boas opções para quem pensa em começar. Confecção de colares, brincos, peças de roupas e pintura de telas são algumas escolhas que podem dar certo.

Outras atividades que geralmente começam por lazer e acabam se tornando fontes de renda são a aptidão para maquiar e fazer penteados,confeccionar doces e salgados, trabalhar como babá e dar aulas.

Se você fizer um bom trabalho, logo contará com o apoio familiar e de amigos, que poderão indicar os primeiros clientes.

Dicas e cuidados

- Realize o serviço extra fora do seu expediente normal de trabalho.

- Não preste serviço que conflite com seu trabalho ou prejudique, de alguma forma, seu emprego atual. E principalmente: fique de olho nas normas da empresa antes de começar a vender no seu local de trabalho, pois isso pode trazer problemas.

- Trabalhe com algo que saiba, que goste de fazer e que já tenha aceitação.

- Busque a opinião de seus familiares, pois o trabalho extra certamente vai mudar sua rotina e você vai precisar de apoio, sobretudo no início.

- Respeite e priorize o seu emprego principal e fixo.

- Planeje bem, antes de começar.

- Não invista de forma exagerada.

 

** Já curtiu o Facebook da Guia Astral? Corre lá que tá bombando!


Matérias Relacionadas

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.